Cuidados com o tricot: como manter as peças bonitas?

Como combinar diferentes texturas: 5 passos para não errar
4 de maio de 2023
Como compor looks inspiradores de inverno?
12 de maio de 2023
Como combinar diferentes texturas: 5 passos para não errar
4 de maio de 2023
Como compor looks inspiradores de inverno?
12 de maio de 2023
Exibir tudo

Cuidados com o tricot: como manter as peças bonitas?

O tricot é uma técnica de tecelagem que pode ser usada para criar uma variedade de padrões e texturas em um tecido, permitindo a criação de peças únicas e lindas para serem utilizadas no inverno. Contudo, para manter as peças com um aspecto bonito é preciso manter alguns cuidados com o tricot.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para cuidar adequadamente das suas peças de tricot e mantê-las sempre em boas condições de uso e sem aquele aspecto de desgaste. Vamos lá?

Como manter os cuidados com o tricot?

O primeiro ponto a destacar é que apesar de ser uma técnica que remonta muitos séculos e ser uma das formas mais antigas de tecelagem têxtil, as peças produzidas em tricot exigem cuidados especiais para se tornarem duráveis e manter as cores sempre vivas.

Antes de usar ou lavar a sua peça de tricot, verifique as instruções de cuidados na etiqueta. As instruções podem variar dependendo do tipo de fio e da técnica utilizada, portanto, é importante seguir as recomendações do fabricante para garantir que a sua peça dure o máximo possível.

Como lavar o tricot?

Lave as suas peças de tricot à mão e preferencialmente com sabão neutro e água fria. Evite usar água quente ou agitar a peça vigorosamente em uma máquina de lavar, pois isso pode danificar a malha. Caso queira lavar na máquina de lavar, lembre-se de selecionar o modo delicado e evite a centrifugação. 

Também é necessário tomar cuidado para não misturar com outras peças coloridas, pois elas desbotar e acabar transferindo para a peça de tricot durante o processo de lavagem. Se você precisar lavar outras roupas junto o tricot, verifique se elas são compatíveis em termos de cor, peso e material, para minimizar o risco de danos.

Após a lavagem, enrole a peça em uma toalha limpa e pressione suavemente para remover o excesso de água. Jamais faça o processo de torção ou coloque para centrifugar em uma máquina de lavar.

Como secar o tricot?

Não pendure com prendedores ou cabides a sua peça de tricot para secar, pois o peso da água pode esticar a malha. Em vez disso, coloque-a em sobre uma toalha seca em uma superfície plana e deixe-a secar naturalmente. 

Nunca utilize uma secadora, pois isso pode fazer com que o seu tricot encolha e perca a forma original. Também não a coloque para secar no sol, pois ele pode acabar desbotando a cor, até mesmo a cor branca pode acabar ficando amarelada.

Como passar o tricot?

A boa notícia é que, em sua grande maioria, o tricot não precisa passar, principalmente se seguir as instruções de secagem. Porém, se ainda assim achar necessário passar o ferro, é importante ter muito cuidado, pois a alta temperatura pode danificá-la. 

Nesse caso, utilize uma temperatura baixa ou média e evite passar ferro diretamente sobre a peça. Coloque um pano sobre a peça de tricot e passe o ferro delicadamente sobre o pano, evitando aplicar muita pressão. Isso ajuda a evitar que a peça seja danificada ou perca a sua forma. E sempre verifique se na etiqueta há alguma instrução para temperatura. 

Como guardar tricot no armário?

Um dos principais cuidados com o tricot é na hora de guardar. Esqueça o cabide e nunca pendure no armário. 

Quando não estiver usando a peça de tricot, guarde-a dobrada do lado avesso em um local seco e arejado, evitando expor a peça diretamente à luz solar, umidade ou poeira. Isso ajuda a manter a forma da modelagem e evita que ela se desgaste com o tempo. Para manter ainda mais protegida, vale a pena utilizar sacos de plástico ou de TNT.

Como tirar as bolinhas do tricot?

As bolinhas tricot são bem comuns e elas se formam devido ao atrito do tecido contra outros materiais, como roupas, móveis ou até mesmo contra o próprio corpo, fazendo com que as fibras naturais soltas do tecido se enrolem dando esse aspecto de “velho”.

Para evitar a formação de bolinhas, é importante cuidar bem da sua peça, evitando que ela se esfregue contra outros materiais. Você pode fazer isso, por exemplo, usando uma camiseta de algodão por baixo da peça de tricot, evitando sentar em superfícies ásperas, ou ainda evitando carregar bolsas pesadas que possam criar atrito.

Uma boa maneira de tirar as bolinhas é utilizando uma fita adesiva enrolada na mão e claro. Vá rodando o lado adesivo da fita sobre o tricot com cuidado para retirá-las. Além disso, existem produtos específicos que podem ser encontrados em lojas especializadas, como o “Papa Bolinhas”.

Cuidado com fios soltos no tricot

O tricot é uma técnica de tecelagem extremamente manual e delicada. Puxar um fio solto como nas outras de roupas pode causar um verdadeiro desastre e danificar por completo a sua peça. Portanto, caso encontre um fio solto, apenas dê um pequeno nó. 

No caso de uma trama desfeita, utilize uma agulha de tricot ou um grampo de cabelo para colocá-la de volta no lugar. Comece passando a agulha por baixo do ponto da trama solta, e em seguida, passe por cima da trama. Certifique-se de não puxar o fio com muita força, para evitar criar uma nova tensão na costura.

Viu como é fácil? Não é à toa que muitas peças de roupa que utilizam essa técnica são passadas de geração para geração. Seguindo todos esses cuidados com o tricot, você vai manter a sua peça sempre bonita e com um aspecto de nova.