Como combinar diferentes texturas: 5 passos para não errar

Tendências para outono\inverno 2023: cores em alta da estação
4 de maio de 2023
Cuidados com o tricot: como manter as peças bonitas?
9 de maio de 2023
Exibir tudo

Como combinar diferentes texturas: 5 passos para não errar

Combinar diferentes texturas é a forma mais interessante e criativa para compor um look único e marcante. Ao utilizar peças como tricô, couro, crochê, veludo e outros, é possível criar uma mistura rica em texturas e detalhes que enriquecem o visual e o tornam mais interessante.

No entanto, a combinação de texturas pode ser um desafio para muitas pessoas, especialmente para aquelas que não estão familiarizadas com o universo da moda e a composição de looks. Por isso, neste texto, vamos explorar algumas dicas e orientações sobre como combinar diferentes texturas de forma harmoniosa e elegante.

Como combinar diferentes texturas?

É importante ressaltar que a combinação de texturas requer uma atenção a mais e um cuidado, pois algumas combinações podem acabar ficando bem exageradas ou até mesmo conflitantes, o que vai resultar em um look completamente incoerente, fazendo com que o resultado fique brega. 

Para te ajudar em como combinar diferentes texturas, listamos algumas regras para que você possa experimentar diferentes combinações até encontrar a que melhor se adapta ao seu estilo pessoal e de imagem. Vamos a elas!

1. Comece com peças básicas

Já ouviu aquele ditado “menos é mais”? Pois é!

Começar pelo básico é uma das melhores maneiras de combinar diferentes texturas, sendo assim, comece buscando peças mais neutras e básicas disponíveis em qualquer guarda-roupa.

Tem coisa mais básica que uma calça jeans? Elas são versáteis e atende os mais variados estilos. Então, que tal iniciar a combinação de texturas utilizando o jeans com um tricot? E para finalizar o look, pode ainda inserir a jaqueta de couro ou camurça como opção de terceira peça. 

Apesar de ser um look básico, temos três texturas diferentes sendo utilizadas. Inclusive, também vale destacar que a combinação das texturas tricot e couro são perfeitas e estão sempre entre as tendências para outono/inverno, pois conseguem criar looks do despojado ao sofisticado.

Ao começar com peças básicas, você terá mais liberdade e versatilidade para experimentar diferentes combinações de texturas sem se preocupar com exageros ou conflito de cores e estampas.

2. Escolha texturas contrastantes

Vamos dar um passo a mais em como combinar diferentes texturas? Um dos segredos é escolher materiais que criem um contraste interessante. Um bom exemplo, é utilizar uma saia de seda com um suéter de tricot e uma bota de couro. 

No primeiro momento, pode causar estranheza, pois a seda é muito associada como um tecido mais sofisticado, enquanto as outras duas texturas são completamente opostas. Contudo, essa combinação consegue perfeitamente criar looks equilibrados e bem modernos. 

Aliás, um ponto importante a ressaltar é que nessa combinação seda, tricot e couro, o que vai comandar o visual é o tipo de calçado que escolher na sua composição. Se optar por um coturno de couro ou um tênis, vai conseguir um visual mais descontraído, se optar por uma bota ou um sapato mais clássico terá um visual mais elegante. 

3. Misture texturas semelhantes

Embora a mistura de texturas contrastantes possa ser uma ótima maneira de criar um visual impactante, também é possível misturar texturas semelhantes para criar uma aparência mais suave e sutil.

Por exemplo, uma camisa de algodão pode ser combinada com uma saia de linho (vice-versa) para criar uma mistura de texturas suaves e naturais. Ou, um vestido ou blusa de crochê pode ser combinado com uma bolsa de palha para criar uma aparência descontraída.

4. Use acessórios para criar texturas adicionais

Os acessórios também são uma ótima maneira de adicionar diferentes texturas ao seu look. Por exemplo, um lenço de seda pode ser amarrado ao pescoço, no cabelo ou até no jeans para criar uma textura delicada e feminina. 

Outro exemplo de como combinar diferentes texturas utilizando os acessórios, é investir nos calçados e bolsas. Por exemplo, uma bolsa de couro pode ser combinada com um par de sapatos de camurça (ou vice-versa) para adicionar uma textura luxuosa ao visual.

5. Experimente diferentes combinações

O importante é não ter medo de experimentar. Abra o seu armário, veja quais as texturas que tem e em frente ao espelho, comece a experimentar para saber quais as combinações melhor se adaptar o seu estilo pessoal e imagem que deseja transmitir.

Busque referências na internet e através de pessoas que admira pelo estilo. No primeiro momento, talvez você ache estranho a mistura de uma saia de seda com um moletom, por exemplo, mas ao ver um look montado, vai te trazer uma referência se tal combinação faz sentido ou não para o seu estilo pessoal. 

Conclusão sobre como combinar diferentes texturas

Seja misturando tecidos leves com pesados, lisos e ásperos ou tecidos com contraste semelhantes, o importante é encontrar uma combinação harmônica e que faz sentido para você se expressar através da moda. 

A textura é uma das muitas ferramentas que podem ser usadas para criar um look modernos e originais, assim como pode deixar o visual mais dinâmico ou mais atraente. Portanto, não tenha medo de misturar texturas e até mesmo as cores e estampas, pois só assim, você vai conseguir aprender diferentes maneiras de expressar a sua personalidade através da moda.